• destaque1_001
    Inspeção de Segurança Veicular


    Prestamos serviços de Inspeção de Segurança Veicular com imparcialidade, eficiência, confidencialidade e qualidade.

    botao_mais_info

  • destaque2_001
    Inspeção de Engenharia Mecânica


    Prestamos serviços de Inspeção de Engenharia Mecânica respeitando à legislação de trânsito e ambiental vigentes e as regulamentações técnicas do Inmetro.

    botao_mais_info

  • destaque3_001
    Inspeção Veicular de Frotas
    O GAVA é pioneiro na inspeção de frotas, trabalhando com contratos ou convênios com órgãos públicos ou empresas privadas.

    botao_mais_info

Inspeção Veicular > Fabricação Própria


Fabricação Própria ou Artesanal:"Considera-se veículo de fabricação artesanal todo e qualquer veículo concebido e fabricado sob responsabilidade de pessoa física ou jurídica, atendendo a todos os preceitos de construção veicular, de modo que o nome do seu primeiro proprietário sempre coincida com o nome do fabricante.

Assim tanto veículos automotores quanto rebocáveis, quando de fabricação própria ou artesanal devem para o registro inicial, passar por inspeção de segurança para emissão do CSV - Certificado de Segurança Veicular.

A construção de um veículo independe de autorização da autoridade de trânsito, mas o responsável deve comprovar a procedências das peças utilizadas e observar os requisitos legais quanto à exigência de componentes e sistemas de segurança. É proibida a fabricação própria de ônibus, microônibus e caminhão.

Na fabricação de veículos automotores é obrigatória a utilização dos seguintes componentes novos: pontas de eixo; cubos de rodas; rolamentos; braço de direção; ponteira de direção; caixa de direção; amortecedores; molas; rodas; pneus; sistema de freio completo (dianteiro e traseiro); sistema elétrico e de iluminação; lanternas sinalizadoras.Os demais componentes, não especificados, poderão ser recondicionados ou em bom estado de conservação, verificados pela entidade credenciada pelo Inmetro.

Já a fabricação de veículos rebocáveis exige os seguintes componentes novos:

* Fabricação própria de reboques com Peso Bruto Total - PBT (peso próprio mais carga), até 500 (quinhentos) quilogramas. Componentes novos: rodas; rolamentos; amortecedores; instalação elétrica e de iluminação.
* Fabricação própria de reboques com Peso Bruto Total - PBT acima de 500 quilogramas. Componentes novos: pontas de eixo; cubos de rodas; rolamentos; amortecedores; sistema completo de freio; sistema elétrico e de iluminação; sistema de engate normalizado; pneus.



GAVA - Grupo de Análise de Tensões, Veículos Automotores e Rebocáveis
Rua José Víctor da Rosa, 993 – Galpões 04 e 06 – CEP 88.117-405 - Barreiros
São José / Santa Catarina / Brasil - Telefone / FAX: +55 (48) 3035-7602 – gava@gava.com.br
Horário normal: das 8 às 18 horas.