Homologação de Veículos > Importações
Veículos importados de forma seriada, sem amparo técnico de empresa nacional fabricante, têm que registrar a marca/modelo/versão para a sua admissão no Brasil, de forma a verificar se os veículos se adequam à legislação nacional.
Durante o processo de homologação a importadora tem suas instalações e os protótipos de seus produtos auditados/avaliados pelo GAVA, na forma das normas da ABNT e dos Regulamentos Técnicos da Qualidade do Inmetro ou Resolução do Conmetro, aplicáveis.
Dentre as exigências, as importadoras têm que possuir um responsável técnico e engenheiro mecânico ou industrial, e seus projetos são também registrados junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).
Após a aprovação, um processo contendo documentação específica prevista em Portaria do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran é enviado para este órgão em Brasília - DF, que então expede o Certificado de Atendimento à Legislação de Trânsito (CAT).
A inspeção e assistência para obtenção de CAT de veículos importados para representação da marca não possui acreditação do Inmetro. |